Uma vez ouvi de uma amiga muito querida comentando que devemos comemorar nossas pequenas conquistas. Sendo assim, hoje eu conquistei uma, bem pequena, mas muito significativa para mim.
Após alguns anos sem escrever, finalizei o roteiro do meu próximo curta minutagem que eu passei essas últimas duas semanas refinando.
Será um drama policial cujo a sinopse e o roteiro você pode conferir aqui
Foi um trabalho intenso. Refinando dia após dias, página por página, cena por cena e hoje eu bati o martelo. Portanto estamos prontos para a produção
Curta Metragem vs Curta Minutagem
É um curta minutagem. Como eu gosto de dizer.
Curta metragem é um termo que vem da época do cinema de película, que você media o filme por metros, eram rolos e mais rolos de filme.
Salve raras exceções que já comentei aqui, não se usa mais película. Por isso prefiro usar o minutagem, fica mais claro para quem não é tão familiarizado com as tecnicalidades do cinema.
Fica mais prático e fácil das pessoas entenderem que é um filme de poucos minutos.
Quando escrevemos roteiros, temos uma métrica de que cada página corresponde a um minuto de filme.
Hoje eu finalizei a escrita de dez páginas, o que daria dez minutos de filmes produzido.
Fácil para você, difícil para mim
Eu começo a minha carreira trabalhando com casamentos, produzindo reportagens em vídeo de festas infantis, quinze anos e matrimônios.
Eu percebo cedo que minha vocação é dirigir filmes, contar minhas próprias histórias e, claro, sem imaginar que seria um processo tão complicado.
Mas naquela época eu não me sentia capaz de escrever uma história simples, muito menos complexa. No fim essa percepção atrapalha muito meu processo evolutivo no audiovisual
Um filme de longa minutagem tem no mínimo 90 minutos de narrativa. São 90 páginas de uma história autoral, para você pode ser coisas simples, para mim era quase impossível. E ainda está um pouco distante
Além disso, eu sempre fui mais imagético, sempre fui muito mais estimulado por imagens do que por sons ou palavras
Traduzir o que surge por imagem e sensações na minha cabeça em palavras para colocar em um roteiro, para uma história sempre foi muito difícil.
Até hoje quando leio, guardo mais a essência do que aquelas palavras estão dizendo.
Raps e Poesias sempre foram torturantes.
O poder do hábito
Alguns anos atrás eu li um livro chamado O Poder do Hábito, que explicava o funcionamento da nossa mente no quesito hábito. E como moldar esses hábitos ao seu favor.
Para adquirir um novo hábito precisa se forçar a fazer alguma coisa nova por três meses. A pergunta é como você faria para ter essa disciplina para algo novo?
A resposta é um grande objetivo, uma meta que fosse quase difícil de alcançar, mas que faria você mudar toda a sua rotina, direcionar toda a sua vida para alcançar esse objetivo. No processo, você adquiriu novos hábitos.
Minha estrela do Norte
Quando eu li três anos atrás, eu coloquei na minha cabeça que ia lançar um longa minutagem. E aquilo mudou todo o meu comportamento. Passei a ler mais, comprei um caderno de bolso para anotar as histórias que ouvia de amigos e, a me disciplinar melhor para poder alcançar esse objetivo.
Foi um processo bem mais complicado do que esperava, estudei outras áreas do cinema, principalmente o mercado, pois queria fazer dinheiro com meus filmes, cheguei a desenvolver um plano de negócios.
Eu hoje consegui escrever uma história complexa, de dez páginas, densa. É um ciclo fechando em direção aos meus objetivos.