ARCANE e o vazamento da segunda temporada

Vazaram vários episódios da segunda temporada de Arcane, a série animada de League of Legends, que é exclusiva do catálogo da Netflix.

Eu sou Alef Rodrigues, cineasta, atleta de Cross treino e um apaixonado por filmes e séries de animação. Não é surpresa eu ter gostado tanto de Arcane quando lançado há alguns anos.

Por ser uma produção derivada de uma franquia bilionária do universo dos games, quebra um paradigma que existia até aquele momento, de que produtos audiovisuais derivados de jogos são péssimas produções. No caso de ARCANE isto não acontece, muito pelo contrário, eu pessoalmente considero a melhor série animada dos últimos tempos.

Poderia ser apenas mais um produto promocional do jogo, como sempre acontece, mas o capricho na escrita, os recursos estéticos, e o primor na trilha sonora faz uma obra audiovisual independente e única.

Inspirado, mas não dependente

Eu recomendo que você assista. Mesmo não gostando de League of Legends, eu pessoalmente preferia DOTA quando jogava, é possível se encantar com a série pois é completamente isolada do jogo. 

Isolada no sentido de Fan Service, pelo menos. A narrativa apresenta a história dos personagens jogáveis do MOBA, mas cada personagem segue seu destino sem tentar agradar ninguém.

Por isso quando assisti pela primeira vez, fiquei louco pela qualidade da produção, pela qualidade da animação e pela qualidade da narrativa. Todos os personagens são muito bem escritos, muito bem desenvolvido. Cada um com seu arco dramático, e todos contribuem para a trama principal de alguma forma, o que é extremamente complicado de roteirizar.

Vazamento da segunda temporada

Desde então ficou prometido a segunda temporada da série. Já com data para novembro desse ano. Só que recentemente vazaram seis episódios e isso é extremamente complicado. Prejudica a indústria toda. Porque as pessoas vão baixar e assistir. 

Pela nota oficial da Netflix, ela explica que houve uma falha de segurança em um dos parceiros de pós-produção na Netflix. Para vocês entenderem onde que pode ser essa falha, eu separo a indústria audiovisual, a economia audiovisual como um todo em quatro pilares que na prática são quatro empresas diferentes.

Os quatro pilares do audiovisual

No primeiro pilar temos a Criação, que é quem cria a história, quem cria a narrativa e que no caso do Arcane é feita pela RIOT Games, a própria desenvolvedora de League of Legends. 

Segundo pilar é o da Produção, que nesse caso é a FORTICHE uma empresa francesa de animação que pegou essa criação e produziu a série. Pega o roteiro que está no papel e transforma ela em uma mídia audiovisual.

Esses dois primeiros pilares são de desenvolvimento do produto audiovisual. Os outros dois pilares são comerciais. 

O terceiro pilar é Distribuição, que no caso das plataformas de streaming, ela faz a agregação, ou seja, sobe o vídeo para a plataforma. Tem que ser uma empresa especializada nisso, para que possa manter um padrão de qualidade no conteúdo dentro de uma plataforma de streaming grande como a Netflix.

E por último e o mais importante pilar dessa cadeia criativa, a Exibidora, a NETFLIX, empresa que vai exibir esse conteúdo audiovisual e cobrar, se for o caso, do público final.

A importância das plataformas de streaming

O dinheiro dentro dessa economia criativa, está aqui a exibição, são os exibidores que vão conseguir fazer dinheiro em toda essa cadeia, é a exibição paga que vai sustentar toda a cadeia criativa. 

E o que imagino é de ter ocorrido uma falha de segurança nessa empresa de distribuição e agregação parceira da Netflix. Até mesmo porque não foi só Arcane que foi vazado, por isso eu acredito que seja neste pilar da Distribuição que tenha ocorrido a falha.

Prejuízo

O prejuízo de um vazamento como este é enorme, uma produção audiovisual da magnitude que é Arcane, é uma produção cara, um investimento extremamente alto a se fazer. Então precisa ter esse retorno financeiro. E com esse vazamento, as pessoas podem assistir esse arquivo de vídeo de graça, quebrando esse ciclo e assim prejudicando todo setor.

Arcane e várias outras produções só têm saído porque a Netflix e outras plataformas tiram dinheiro do bolso e investem. E o investimento precisa ter o retorno financeiro. Ela precisa ter o lucro investir em mais conteúdos, em conteúdos até mais caros. Então é importante que esses pilares econômicos estejam bem estruturados. 

A indústria, a cultura do entretenimento, o audiovisual. Ela tem que funcionar por si só.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *