Cinema x Audiovisual

Há duas linhas de interpretação quando falamos de Cinema. Isto acontece muito por conta do seu pioneirismo no que se mostrou ser a forma de arte mais impactante que a humanidade foi capaz de sintetizar, o Audiovisual.

Cinema antes de tudo

Sempre que eu usar aqui a palavra Cinema, com raras exceções , estarei me referindo a tecnologia de exibição audiovisual que consiste em uma sala escura, vedada de luz e som externos com uma projeção de imagens e sons sintéticos.

Esta tecnologia é a mais imersiva de todas as mídias já inventadas. Mais até que o videogame, diria eu.

Veja, não me refiro exclusivamente as grandes salas dos grandes shoppings nos grandes centros. Se você pegar um cômodo da sua casa, pintar as paredes de preto, isolar acústica, colocar uma tv bem grande – ou até mesmo um projetor numa única parede branca – e instalar um belíssimo sistema de som, você estará apto a viver a melhor experiência cinematográfica , só que em casa.

E o Audiovisual

Mas o cinema pertence a algo muito maior: ao movimento cultural e tecnológico do audiovisual. Diversas tecnologias para reproduzir sons e imagens sintéticas surgiram ao longo dos anos.

Além disso, inúmeras formas de distribuição também emergiram. Ainda assim, todas fazem parte de um único todo, mesmo que, devido às características de cada mídia e veículo, algumas adaptações sejam necessárias.