Para o meu primeiro post neste blog, falarei sobre uma técnica sob forte ascensão nos últimos anos, a não muito popular, mas não menos interessante, Low Poly Art.
Origem
O termo é emprestado do vocabulário dos artistas 3D, que significa baixa resolução de polígonos.
Um modelo 3D é formado por vértices interligadas em linha reta no espaço tridimensional, visualmente parecido com uma malha.
O modelo 3D está na cena apenas pra causar sombra perante uma fonte de luz, uma simulação digital do que seria uma fotografia, e a alta densidade desses polígonos, ou, High Poly, é um dos requisitos para o Fotorrealismo.
Mas quanto melhor o resultado e maior for a densidade de polígono na sua cena, mais potente deve ser o computador. Dessa forma, nos primórdios dessa tecnologia, por causa da baixa capacidade de processamento dos videogames, Tudo era reduzido ao mínimo inclusive os polígonos dos modelos 3D
Uma linguagem
Claro que com o avanço da tecnologia, a indústria de games sempre procurou alcançar o realismo.
Na ilustração, a procura de alguns foi por uma estética quadricular, assim utilizando modelos low poly mas com toda a qualidade e processamento de uma imagem Fotorrealista.
Um artista que me chama muito atenção e me inspira neste seguimento é o polones Mat Szulik.
O Low Poly e o Motion
Essa direção artista não se limita apenas à ilustração, a animação também se beneficia com ótimos resultados. Deixo aqui um exemplo, dessa vez de um Artista de Orlando para a Microsoft Store de Orlando. Ryan Boyle