A arte em baixa resolução • Low Poly World

Low Poly World - Mercedes
Low Poly World – Mercedes © alefrodrigues.com

Para o meu primeiro post neste blog, falarei sobre uma técnica sob forte ascensão nos últimos anos, a não muito popular, mas não menos interessante, Low Poly Art.

Origem

O termo é emprestado do vocabulário dos artistas 3D, que significa baixa resolução de polígonos.

Um modelo 3D é formado por vértices interligadas em linha reta no espaço tridimensional, visualmente parecido com uma malha.

O modelo 3D está na cena apenas pra causar sombra perante uma fonte de luz, uma simulação digital do que seria uma fotografia, e a alta densidade desses polígonos, ou, High Poly, é um dos requisitos para o Fotorrealismo.

modelo 3d em alta resolução
Modelo 3D HighPoly
Modelo 3D em baixa resolução
Modelo 3D LowPoly

Mas quanto melhor o resultado e maior for a densidade de polígono na sua cena, mais potente deve ser o computador. Dessa forma, nos primórdios dessa tecnologia, por causa da baixa capacidade de processamento dos videogames, Tudo era reduzido ao mínimo inclusive os polígonos dos modelos 3D

Uma linguagem

Low Poly World - Artista Mat Szulik
Low Poly World – Artista Mat Szulik

Claro que com o avanço da tecnologia, a indústria de games sempre procurou alcançar o realismo.

Na ilustração, a procura de alguns foi por uma estética quadricular, assim utilizando modelos low poly mas com toda a qualidade e processamento de uma imagem Fotorrealista.

Um artista que me chama muito atenção e me inspira neste seguimento é o polones Mat Szulik.

O Low Poly e o Motion

 Essa direção artista não se limita apenas à ilustração, a animação também se beneficia com ótimos resultados. Deixo aqui um exemplo, dessa vez de um Artista de Orlando para a Microsoft Store de Orlando. Ryan Boyle